Weather

Sacramento, MG

°C

Vereadores prestam homenagens às mulheres em sessão solene

A Câmara Municipal de Sacramento (CMS) realizou na noite da última terça-feira (29), solenidade para outorga da Moção de Congratulação “Carolina Maria de Jesus” a nove mulheres indicadas pelos vereadores.

Foram homenageadas: Agnes Elisabete Vieira Silvano (vereador Luiz Alberto), Iara Maria de Araújo (Matheus Bizinoto), Maria Bethania Silva Melo (Rafael Cordeiro), Maria Brás Brigagão (Marzola), Maria Concebida Ribeiro Gomes (Leandro Desemboque), Maria Elena de Jesus (Doutor Pedro), Meri Lúcia da Silva Rodrigues (Mateus Pereira), Mônica Vieira Almeida (José Maria) e Ronize Flaviana Dinis Teles Bianchini (Cleber Cunha).

O presidente da CMS, vereador Mateus Pereira, indicou o nome da professora Maria das Mercês Aparecida Maluf Ribeiro (Mariléa Maluf), como homenagem póstuma, dentre as atividades de cunho educativo. Foi respeitado um minuto de silêncio para reverenciar a sua memória e de todas as grandes personalidades femininas que marcaram a história do Município.

“A luta pelos nossos direitos e pela igualdade de homens e mulheres é uma luta contínua, para a qual precisamos estar cada vez mais organizados e preparados. Esperamos ter mais a comemorar a cada ano. Gostaria de deixar o meu abraço extensivo a todas as mulheres que bravamente mostram a sua força e a sua capacidade para destacar-se na escada da vida, que inclui o seu lado profissional, familiar e pessoal. A todas, parabéns”, destacou o presidente.

Criada pelo então vereador, Carlos Alberto Cerchi, em 2011, a resolução 316/2011 prevê que a Câmara realize comemoração ao Dia de Reflexão sobre o Papel da Mulher na Sociedade Sacramentana com entrega de moções às escolhidas.

Conheça as homenageadas:

- Agnes Elisabete: viúva de Antônio C. Silvano. Tem 2 filhos: Vinicius e Jonathan. Morou na Jaguara por 23 anos e depois da aposentadoria do esposo mudaram para Sacramento. Foi presidente da Casa da Amizade; participou da instalação do projeto “Filhas de Jó” e “Abelhinhas”, ligados à Maçonaria; é voluntária no Instituto Scala e faz trabalho social com as entidades.

- Iara Araújo: filha do casal Dr. Clemente Vieira de Araújo (Thermutes). Cursou Pedagogia em Uberaba. Trabalhou no Banco Crédito Real, iniciou sua carreira pedagógica na Escola Estadual Coronel José Afonso e ali se destacou por 32 anos com imensa dedicação. Filha carinhosa, Iara renunciou a tudo para dedicar-se à querida mãe. Participou na formação do Conselho Tutelar junto a ex-promotora Vera Vitti. Foi voluntária e também fez parte da diretoria da Casa Menor Rosa da Mata, trabalhos na Paróquia e colaboradora com todas as instituições sociais.

- Maria Bethania: Casada com o ex-prefeito Dr. Biro, tem uma filha do primeiro casamento, Camila. Formada em Educação Física pela Unifran. Foi no voleibol que construiu sua carreira; sendo treinadora em Sacramento e depois vários clubes de MG e SP. Fruto de seu trabalho várias atletas hoje de renome nacional como a titular da seleção brasileira Camila Brait, Glauciele, Elis e outras. Teve o apoio incondicional do ex-prefeito Biro durante o seu governo na formação destas atletas e depois de um tempo interrompido, volta a Sacramento em 2013 a convite do prefeito Bruno onde continua treinando nossas meninas.

- Maria Brás Brigagão: viúva de José Brigagão, mãe de Junior, Jardel e Jairo. Atuou em movimentos religiosos e pastorais, exemplo de mulher e mãe, deu a melhor educação a seus filhos. É moradora da Avenida Antônio Carlos por muitos anos, onde é respeitada e representa muito bem o papel da mulher em nossa sociedade.

- Maria Concebida: é casada com o empresário Carlos Antônio Gomes, o “Carlão” do Varejão Primos há 17 anos; tem um filho Gustavo Ribeiro Gomes. Criada na região dos Tatus e concluiu seus estudos na escola em Jaguarinha. Aos 22 anos veio para a cidade onde juntamente com o marido administram o varejão há 20 anos.

- Maria Elena: filha de Antonio Francisco Pereira (in memorian) e Geny A. Pereira. Concluiu o Magistério e fez 2,5 anos do curso de Psicologia em Uberaba. Professora por muitos anos na Escola Estadual Cel. José Afonso de Almeida, e também pela UNIPAC, Colégio XX de Outubro e Colégio Rousseau. Por 14 anos prestou serviços à Rádio Sacramento AM. Começou a trabalhar no jornal O Estado do Triângulo em 1997 e permanece até hoje. Tem um filho, Antônio, acadêmico de Engenharia Civil.

- Meri Lúcia: casada com o médico Dr. Fernando Fernandes Rodrigues. Tem dois filhos: Alexandre e Maria Fernanda. É psicóloga. Já trabalhou na APAE e também professora nas escolas Coronel e Tancredo Neves. Seu trabalho voluntário é dedicado brilhantemente até os dias atuais em prol de nossa Santa Casa, nosso asilo inclusive que a teve como membro de sua diretoria, à creche Rosa da Matta e à Casa da Amizade. Meri também participou de vários encontros de casais.

- Mônica Vieira: casada com Vanio José Almeida, tem duas filhas: Anna Flávia e Anna Júlia. Professora há muitos anos, sempre respeitada, hoje é diretora da Escola Estadual Coronel José Afonso de Almeida, onde faz com maestria um excelente trabalho.

- Ronize Flaviana: natural de São Joaquim da Barra (SP). Casada com Claudio Luis Bianchini, tem dois filhos: Marília e Pedro Paulo. É advogada, militante na área de Direito Previdenciário, com escritório em Sacramento.