Weather

Sacramento, MG

°C

Prefeito homenageia pessoalmente a patrona da Semana da Comunidade

Na última terça-feira (18), o prefeito de Sacramento Bruno Cordeiro (PSD), cumprindo agenda oficial em Belo Horizonte/MG, entregou à patrona da "Semana da Comunidade", professora Célia César Bianchi, a maior honraria do município, a Medalha da Ordem de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento.

Durante o encontro, a professora Célia lembrou do seu tempo em Sacramento e de seus alunos: “Quando morei em Sacramento, fiz bons amigos e tenho muitas saudades. Todos os dias me lembro dos meus alunos. Sinto-me agradecida e honrada por ter sido lembrada, mais uma vez muito obrigada,” disse.

A professora Célia não é natural de Sacramento, no entanto, viveu boa parte de sua vida na cidade, onde foi professora na escola estadual Doutor Afonso Pena Júnior.

“A patrona da ‘Semana da Comunidade’ é um exemplo de pessoa. Nos seus mais de 90 anos, se recorda de inúmeros momentos vividos em Sacramento. Tive a honra de poder homenageá-la em nome do povo de Sacramento com a maior honraria do executivo, e pude agradecer pelos lindos versos que fez para o hino oficial de Sacramento”, destacou o prefeito

BIOGRAFIA DA HOMENAGEADA

Nasceu em Ituiutaba (MG) em 1925, filha de Lamartine César e Florípes da Cunha. Em Uberlândia, fez o curso primário até a segunda série do curso ginasial no colégio Nossa Senhora das Lágrimas, depois disso, passou a morar em Sacramento, com sua avó Maria Madalena de Castro, na casa de seu tio Salvador Cunha, então recentemente transferido para a cidade como gerente do banco de crédito real. Formou-se no magistério na escola normal de Sacramento, em fevereiro de 1949, casou-se com Alberto Bianchi, fotógrafo sacramentano. Célia deu início às suas atividades como professora, após o nascimento de Sandra, o casal montou residência em Sacramento e Célia foi nomeada professora do grupo estadual Afonso Pena Junior, onde trabalhou até o ano de 1969. Desenvolveu nessa época atividades artísticas como pinturas a óleo e deu aulas particulares nessa área. Foi indicada pela diretora Corália Venites Maluf, para escrever a letra do hino da cidade. A mudança da família para Belo Horizonte foi no ano de 1969, lá Célia César Bianchi trabalhou até se aposentar. Hoje vive em companhia de seus filhos, netos e dos bisnetos.

Fonte: PMS